
Em 08 de abril de 2019 foi publicada a PORTARIA FEPAM n.º 22/2019, sendo um dos assuntos a inclusão do monitoramento do teor de surfactantes em caixas separadoras de empreendimentos com lavagem de veículos.
Os surfactantes, tecnicamente chamados “substâncias tensoativas que reagem ao azul de metileno”, ou “MBAS”, estão presentes na formulação de detergentes. Os esgotos sanitários possuem de 3 a 6 mg/L de detergentes. As indústrias de detergentes descarregam efluentes líquidos com cerca de 2000 mg/L do princípio ativo. Outras indústrias, incluindo as que processam peças metálicas, empregam detergentes especiais com a função de desengraxante. Nos postos de combustível, são usados na lavagem de veículos nas Rampas de Lavagem.
O uso indiscriminado destes, assim como seu lançamento nos corpos receptores podem exercer efeitos tóxicos sobre os ecossistemas aquáticos. Também têm sido responsabilizados pela aceleração da eutrofização, induzindo a multiplicação de algas que habitam a superfície da água impedindo a penetração da luminosidade. Por consequência, ocorre a redução da taxa fotossintética, ocasionando déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio.
Entre em contato conosco (comercial@ecocerta.com) e solicite um orçamento!
#ecocerta #laboratoriodeanalisesambientais #10anos #surfactantes