Resíduos Sólidos }

Resíduos Sólidos e a destinação final ambiental adequada.

Resíduo é conhecido como um lixo passível de reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação ou reaproveitamento; ao qual deve ser dada uma destinação final ambientalmente adequada.
Já o resíduo perigoso, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (BRASIL, 2010), é aquele que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental. Estes resíduos devem ter um destino como incineração, co-processamento, aterros, uso agrícola; processos que podem contribuir para a minimização ou eliminação do passivo ambiental.
Conforme a NBR 10004:2004 (ABNT, 2004), classifica-se resíduo sólido perigoso como sendo aquele que em função de suas propriedades físicas, químicas e infectocontagiosas, oferece risco ao ambiente e à saúde pública.
A identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização do resíduo deve ser criteriosa e estabelecida de acordo com as matérias-primas, os insumos e o processo que lhe deu origem.
A classificação dos resíduos sólidos pode identificar quais os principais impactos ambientais que os mesmos geraram em seu descarte. Assim sendo, de acordo com sua classificação deve-se determinar qual o correto gerenciamento dos resíduos – coleta, transporte e destinação. O relatório de classificação de resíduos é o diferencial neste processo, gerando mais opções de destino, podendo ser consideradas alternativas mais baratas. O destino em aterros específicos é mais caro que o uso agrícola, por exemplo.
Entre em contato conosco (comercial@ecocerta.com) e solicite um orçamento para a classificação de seus resíduos, visando economizar no destino final.